Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

07 novembro 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Curso de mobilidade urbana contará com palestras de atual e ex-secretário de transportes de São Paulo

Iniciativa da Cátedra, curso Mobilidade Urbana e seus Impactos Socioambientais traz Sergio Avelleda e Jilmar Tatto

Faltando apenas dois dias para o início do curso Mobilidade Urbana e seus Impactos Socioambientais – uma iniciativa da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente –, o Instituto Escolhas e o Insper anunciam palestras com os convidados Sergio Avelleda e Jilmar Tatto, atual e ex-secretário de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo, respectivamente.

O curso trará os principais dilemas enfrentados atualmente nas decisões que envolvem os temas de mobilidade urbana e meio ambiente. Tatto abordará os limites físicos de uma reforma do sistema de mobilidade urbana, apontando os principais problemas físicos de distribuição dos espaços existentes, enquanto Avelleda trará os limites da mobilidade a partir do ponto de vista orçamentário.

Para Fernando Haddad, professor do curso e ex-prefeito da cidade de São Paulo, é importante expor os alunos a uma experiência aprofundada sobre os temas de forma apartidária. “Considero que para os estudantes será interessante ver como pessoas com trajetórias políticas diferentes comungam de alguns princípios comuns, do ponto de vista da mobilidade urbana e da sustentabilidade. Ou seja, mostrar que é uma questão que transcende o aspecto partidário”, afirma.

A partir de uma abordagem socioambiental, a ideia é que o curso demonstre a relação existente entre a mobilidade urbana, focada na função social do espaço viário, e a pauta ambiental, entendida no contexto da saúde de todo ecossistema metropolitano. Para Haddad, os temas urbanos devem trazer essa abordagem socioambiental. “Existe a dimensão social e a dimensão ambiental, e, no geral, você não resolve uma sem resolver a outra”, defende.

Haddad avalia, ainda, que a iniciativa, parceria entre o Escolhas e o Insper, é fundamental. “De um lado você tem uma instituição de ensino de muita qualidade e de outro um instituto comprometido com causas importantes e modernas. É uma aproximação interessante, porque promove uma sinergia importante de objetivo comum”, afirma.

O curso acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, no Insper, em São Paulo, e terá aulas ministradas pelos professores Haddad e Priscila Claro, coordenadora acadêmica de Educação Executiva do Insper.

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas