Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
08 fevereiro 2024
1 min de leitura
O Pará tem um novo mestre em Economia
Bolsista da Cátedra Escolhas, o paraense Vitor Marinho defendeu a dissertação “Cenários econômicos e ambientais na Amazônia: o papel da bioeconomia e políticas de desmatamento zero” e conquistou o título de Mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Sua pesquisa estima os impactos econômicos e os efeitos de políticas de desmatamento zero, combinadas com o crescimento da bioeconomia, sobre o uso da terra na Amazônia entre 2020 e 2040. As projeções indicam uma redução líquida significativa de desmatamento: cerca de 9,83 milhões de hectares evitados na Amazônia Legal até 2040. Além disso, destacam-se os impactos positivos no crescimento do PIB, consumo, emprego e investimentos, especialmente no estado do Pará.
“Embora a bioeconomia não seja suficiente por si só para mitigar as mudanças climáticas, ela se apresenta como uma alternativa promissora em alguns estados da Amazônia, contribuindo tanto para a economia local quanto para a conservação ambiental”, afirma o economista, já aprovado no doutorado também na UFMG.
A defesa da dissertação aconteceu na última sexta-feira, dia 02 de fevereiro. Em breve, você poderá ler a pesquisa na íntegra em escolhas.org/catedra .
::: Lembre-se: as inscrições para a seleção de novos bolsistas da Cátedra Escolhas estão abertas até o dia 29 de fevereiro. Inscreva-se em escolhas.org/catedra
Notícias relacionadas
Um novo mestre na turma da Cátedra Escolhas!
Restauração de 2,4 milhões de hectares de florestas pode gerar renda e alimentos para povos indígenas em todo o país
94% do ouro brasileiro importado pela Europa vem de áreas de risco
Adonnay Barbosa é o mais novo doutor em Economia da Cátedra Escolhas