Texto

Sistemas Alimentares

Notícias


Por Instituto Escolhas

24 abril 2023

2 min de leitura

Escolhas abre seleção para bolsista com doutorado

A pessoa selecionada vai atuar em pesquisa sobre o sistema alimentar de Curitiba, desenvolvida em parceria com o IPPUC.
Foto: Daniel Castellano / SMCS

O Instituto Escolhas está selecionando doutora ou doutor em Economia, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas correlatas para atuar em pesquisa dedicada à caracterização e à análise do sistema alimentar de Curitiba, região metropolitana e litoral. As inscrições para a bolsa de pesquisa – com duração de seis meses e valor de R$ 6 mil mensais – vão até o dia 8 de maio.

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, o Escolhas firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC (unidade administrativa da Prefeitura Municipal de Curitiba). Dentre as atividades previstas, estão o mapeamento do campo, a caracterização do sistema alimentar metropolitano e a análise do potencial e dos desafios da produção sustentável local de alimentos.

“Nossa expectativa com a parceria é garantir que – de posse dos dados e das informações levantadas – a administração pública possa aperfeiçoar suas estratégias de planejamento urbano voltadas à produção local alimentos, garantindo a segurança alimentar e nutricional da sua população, sobretudo daqueles mais vulneráveis”, explica Juliana Luiz, gerente de projetos do Escolhas.

Nesse contexto, caberá à pessoa selecionada levantar e analisar dados sobre consumo no território estudado, índices de ocupação em atividades diretamente relacionadas à alimentação, canais de abastecimento e comercialização, fluxos dos alimentos na região, entre outras sínteses.

Vale lembrar que o Escolhas já desenvolveu estudos semelhantes em outras duas capitais. No estudo “Mais perto do que se imagina: os desafios da produção de alimentos na metrópole de São Paulo”, a organização investigou os desafios do sistema alimentar urbano-regional, a viabilidade econômico-financeira e o potencial das agriculturas praticadas na metrópole paulistana. Os resultados revelaram que a agricultura urbana e periurbana tem potencial para abastecer 20 milhões de pessoas com legumes e verduras orgânicos e gerar 180 mil empregos diretos. Já no estudo “Os desafios e o potencial da agricultura em Belém”, foi identificado um potencial de produção de 19 mil toneladas de legumes e verduras por ano em 344 hectares cultivados na capital paraense. Esse volume seria o suficiente para alimentar 1,7 milhão de pessoas por ano e gerar 3.267 empregos.

Saiba mais sobre os estudos desenvolvidos no tema Sistemas Alimentares aqui e confira o edital, aqui. 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas