Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

30 março 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Curso de extensão discute economia ambiental na prática

Terminou hoje (30) o curso de extensão Economia do Meio Ambiente: Fundamentos Analíticos e Evidências Experimentais, ministrado pelo pesquisador e economista Timo Goeschl, professor de Economia do Meio Ambiente na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Com seis aulas, a mistura de teoria e prática e o uso de experimentos trouxe conhecimento aos alunos para que entendam a economia ambiental.

Um dos que acompanhou o curso ministrado por Goeschl é Bruno Santos de Souza, 23, estudante selecionado no primeiro edital do Programa de Bolsas da Cátedra Economia e Meio Ambiente. Segundo ele, as aulas foram muito proveitosas e credita isso à “didática impressionante” do professor Goeschl. “Além de dar uma boa revisão acerca dos conceitos econômicos que está tratando, ele consegue atrair a atenção misturando um pouco de teoria e prática ao longo da aula”, conta.

No projeto com o qual ganhou bolsa da Cátedra, Bruno pesquisará os efeitos das mudanças climáticas sobre a produtividade agrícola. Ele acredita que os experimentos aprendidos com Goeschl o ajudará no projeto de pesquisa que irá desenvolver junto ao Instituto Escolhas ao longo do próximo ano.

O curso foi conduzido em duas partes. Na primeira semana, foi desenvolvida uma mentalidade econômica para os problemas ambientais. Já na segunda semana, os alunos tiveram contato com a economia experimental e o que ela pode oferecer para responder às questões-chave levantadas no início.

Para Michel Szklo, 27, o curso é uma oportunidade para se aprofundar no tema economia ambiental. Ele fez mestrado em economia com foco em sustentabilidade pela Tilburg University na Holanda onde, na sua opinião, o tema é bem mais avançado do que no Brasil. “Apesar do pouco tempo, o professor Timo nos passou muito conteúdo, trazendo coisas muito relevantes na questão prática do que é trabalhar com economia ambiental. Realizar experimentos é fundamental nessa área, porque ainda há muita dificuldade com isso”, disse.

Entender a questão econômica a partir de experimentos também é muito importante para Natália, 31, que acompanhou o curso enquanto trabalha em sua tese sobre regulamentos ambientais e seus impactos no comércio, para a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). “É uma base muito boa ter o instrumental usando experimentos na economia, algo que na minha faculdade não foi muito discutido”, relata.

O curso de extensão Economia do Meio Ambiente: Fundamentos Analíticos e Evidências Experimentais é o segundo da Cátedra Economia e Meio Ambiente, resultado da parceria entre Instituto Escolhas e Insper.

Leia também:

Professor de universidade alemã vem à São Paulo para novo curso de extensão

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas