Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.

Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
12 junho 2025
2 min de leitura
Bolsista da Cátedra Escolhas apresenta propostas para fortalecer a bioeconomia do açaí no estado do Pará

O economista Fernando Queiroz, bolsista da Cátedra Escolhas no edital de 2023, protocolou junto ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará, Victor Dias, e ao Secretário Adjunto, Keynes Silva, um conjunto de propostas derivadas da sua dissertação de mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela UFPA.
Sua pesquisa reforça a importância de políticas públicas que incentivem a formalização da cadeia produtiva, o acesso ao crédito, a assistência técnica e a adoção de práticas de manejo sustentável para fortalecimento do sistema de bioeconomia do açaí no Pará. Para isso, ele propõe:
- a criação do Centro de Referência do Açaí, com foco em inovação científica e fortalecimento técnico da cadeia produtiva;
- a proposta de um Comitê Local de Governança da Bioeconomia, que reconhece o protagonismo dos territórios e das populações ribeirinhas;
- a criação do Distrito das Ilhas de Abaetetuba, para valorizar a diversidade socioprodutiva local.
As propostas visam fomentar uma bioeconomia amazônica enraizada nas realidades e necessidades das populações tradicionais e ribeirinhas, que têm no açaí uma das principais bases de subsistência e renda. “Enfrentar a crise no abastecimento exige fortalecer a base produtiva e promover o protagonismo dos territórios frente às mudanças climáticas” afirma o economista.
Confira a dissertação de Fernando na íntegra aqui.
Notícias relacionadas
Juliana Brandão é a nova mestra em Economia da Cátedra Escolhas!
Fernando Queiroz conquista título de Mestre com pesquisa sobre a bioeconomia do açaí em Abaetetuba
Modelo SUS pode revolucionar assistência técnica na Amazônia
Investimentos em atividades da bioeconomia podem reduzir o índice de pobreza em 50% no Pará e em 21,5% no Maranhão