Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

04 março 2021

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Workshop Escolhas debate a relação entre a agricultura urbana e os serviços ecossistêmicos de São Paulo

Novo estudo, que sairá em abril, trará uma análise da atividade na região metropolitana da capital paulista

Qual o impacto que a agricultura urbana e periurbana pode ter na disponibilidade de serviços ecossistêmicos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)? Essa é a pergunta que permeia o novo estudo que o Instituto Escolhas está preparando e terá seu lançamento em abril. 

Serviços ecossistêmicos são definidos como as características, as funções ou os processos ecológicos que contribuem direta ou indiretamente para o bem-estar humano, ou seja, são os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas. Já serviços ambientais, de acordo com a Lei 14119/21 (Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais), são “ações humanas que preservam ou melhoram a qualidade dos ecossistemas”, como as atividades relacionadas à produção agrícola.

O novo estudo do Escolhas visa analisar qual a relação da produção agrícola dentro e ao redor das cidades (agricultura urbana e periurbana) com os benefícios que as pessoas obtêm dos ecossistemas na metrópole de São Paulo.

Na primeira semana de março, pesquisadores, tomadores de decisão e gestores de órgãos públicos participaram de um encontro virtual, para apresentar e debater os resultados intermediários e as escolhas metodológicas do estudo.

Gerente de Projetos e Produtos do Escolhas e coordenadora geral da pesquisa, Jaqueline Ferreira abriu o encontro relatando o processo de concepção do material, que começou com o estudo “Mais perto do que se imagina: os desafios da produção de alimentos na metrópole de São Paulo”, lançado em novembro de 2020. 

“O nosso intuito hoje é dar continuidade no debate de resultados intermediários e escolhas metodológicas desse estudo, para ouvir e aprimorar a análise, gerando evidências mais relevantes para a tomada de decisão sobre o tema”, afirmou Jaqueline.

Essa nova parte da pesquisa é uma parceria do Instituto Escolhas com a iniciativa TEEBAgriFood, da ONU, e tem como pesquisadores responsáveis Vitória Leão e Jay Amstel, sob supervisão de Peter May.

Na apresentação de dados, Vitória trouxe o contexto da metrópole e destacou a importância histórica da agricultura nas cidades, que tem como um de seus vários benefícios a segurança alimentar e nutricional, especialmente em momentos de crise: “a agricultura urbana ganhou destaque sempre que houve crise no abastecimento, como no caso das guerras. E, agora, nós podemos ver a mesma coisa nos momentos de pandemia de Covid-19”. 

Jay Armstel, por sua vez, trouxe a comparação dos dois cenários analisados: o cenário 1, em que seria possível prover alimentos saudáveis para a população da RMSP, com expansão agrícola sustentável, e o cenário 2, chamado de BAU (sigla em inglês para Business As Usual), onde são mantidas as tendências identificadas no período 2008- 2018, com crescimento urbano de 8,5%. Nos dois cenários, foram analisados a variação dos seguintes serviços ambientais da agricultura urbana em relação a hoje: regulação de erosão, mitigação de calor, mitigação de inundações e produção de água. 

Nas discussões de grupo, as várias funções da agricultura nas cidades também foram destaque, como as possibilidades de geração de emprego e renda, o empoderamento das mulheres, a educação ambiental, o fortalecimento das relações de vizinhança, o engajamento político, a promoção da saúde, o aumento de espaços verdes na cidade, a redução do risco de inundações e mitigação de ilhas de calor, e muito mais. 

Para saber em primeira mão sobre os resultados e o lançamento deste e de outros estudos, acompanhe o site e as redes sociais do Escolhas, ou assine aqui nossa newsletter.

Instituto Escolhas
Opções de Privacidade

Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.