Texto
Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
18 setembro 2024
1 min de leitura
Um novo mestre na turma da Cátedra Escolhas!
O paraense Cleyton Candeira conquistou o título de Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com a dissertação “Round Table on Responsible Soy na Amazônia: uma análise de Inteligência Artificial e Econômica dos Relatórios de Auditoria”, que investiga a certificação transnacional da soja.
“Minha dissertação faz um mapeamento geográfico, socioambiental e econômico-financeiro dos principais gargalos e dos agentes problemáticos da certificação transnacional da soja (Round Table on Responsible Soy – RTRS) no Brasil, mas especialmente na Amazônia”, explica Candeira.
Segundo a pesquisa, algumas corporações certificadas aproveitam os problemas mapeados para ampliar sua participação no mercado e valorizar seus ativos financeiros. Além disso, destaca que a governança da RTRS pode favorecer determinados grupos empresariais, aumentando a demanda por terras na região amazônica.
Parabéns, Clayton!
Em breve, a pesquisa completa estará disponível em escolhas.org/catedra.
Notícias relacionadas
Escolhas na COP30 | Acompanhe a nossa programação!
Novo instrumento de financiamento climático pode alavancar R$ 10 bilhões para o Nordeste
Brasil chega à COP-6 de Minamata sem um plano de ação para lidar com o uso do mercúrio na mineração
Estão abertas as inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente edição Amazônia