Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.

Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
18 setembro 2024
1 min de leitura
Um novo mestre na turma da Cátedra Escolhas!

O paraense Cleyton Candeira conquistou o título de Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com a dissertação “Round Table on Responsible Soy na Amazônia: uma análise de Inteligência Artificial e Econômica dos Relatórios de Auditoria”, que investiga a certificação transnacional da soja.
“Minha dissertação faz um mapeamento geográfico, socioambiental e econômico-financeiro dos principais gargalos e dos agentes problemáticos da certificação transnacional da soja (Round Table on Responsible Soy – RTRS) no Brasil, mas especialmente na Amazônia”, explica Candeira.
Segundo a pesquisa, algumas corporações certificadas aproveitam os problemas mapeados para ampliar sua participação no mercado e valorizar seus ativos financeiros. Além disso, destaca que a governança da RTRS pode favorecer determinados grupos empresariais, aumentando a demanda por terras na região amazônica.
Parabéns, Clayton!
Em breve, a pesquisa completa estará disponível em escolhas.org/catedra.
Notícias relacionadas
Bolsista da Cátedra Escolhas apresenta propostas para fortalecer a bioeconomia do açaí no estado do Pará
Comissão de Meio Ambiente aprova projeto para a recuperação da Caatinga
Agricultura brasileira pode ter receita de R$ 5,7 bi em 2030 com plantio de cânhamo
Brasil usa agrotóxicos e fertilizantes de forma ineficiente e insustentável na produção de soja, revela estudo