Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.

Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
27 março 2017
2 min de leitura
Seminário acadêmico mede eficiência econômica a partir do conceito de paroquialismo

Experimento foi realizado com 600 pessoas e apresentado por Timo Goeschl
Na última terça-feira (21/3), o professor e economista Timo Goeschl apresentou o seminário “Uma experiência inter-bairro sobre o paroquialismo e a eficiência da provisão de bens públicos”, no Insper, em São Paulo.
O evento, que contou com a presença de professores e alunos do Insper, além de docentes da Universidade de São Paulo (USP) e a diretora Científica do Instituto Escolhas, Lígia Vasconcellos, teve como objetivo trazer reflexão sobre a economia em relação a proximidade de investimentos.
De acordo com Goeschl, muitos bens públicos podem ser fornecidos em diferentes níveis espaciais. A análise realizada durante a ocasião propunha estabelecer se o investimento dos sujeitos em provisões locais, o chamado paroquialismo, seria capaz de prejudicar a eficiência econômica. Para isso, Goeschl realizou um experimento no qual ofereceu dinheiro às pessoas, dando-lhes três alternativas: guardar o dinheiro recebido, investir localmente ou investir em uma região mais ampla, capaz de atender um maior número de pessoas. O resultado mostrou que ainda que as pessoas invistam no próprio bairro, não há ineficiência econômica.
O programa experimental, realizado dentro do conceito de “apego ao bairro”, recebeu 600 participantes em um ambiente propício ao comportamento paroquial.
Para Vasconcellos, o tipo de experimento realizado pode auxiliar ao pensarmos sobre a eficiência econômica. “Foi um trabalho muito interessante, capaz de realmente ajudar a pensar em políticas de forma mais eficiente. É um projeto que pode ajudar na tomada de decisões futuras”, afirmou.
Goeschl atualmente também faz parte da Cátedra Economia e Meio Ambiente, ministrando o curso Economia do Meio Ambiente: Fundamentos Analíticos e Evidências Experimentais, cujo objetivo é trabalhar os elementos da abordagem econômica acerca das questões ambientais. As aulas completas, em inglês, serão disponibilizadas em breve no canal do Instituto Escolhas no YouTube e todos os materiais utilizados estarão disponíveis no site do Escolhas.
Notícias relacionadas
Minerais estratégicos: para evitar erros do passado, exploração precisa de rigorosos critérios de responsabilidade socioambiental
Aprovem o PL 1990/24, para a Caatinga não virar deserto
Multiplicar empregos, alimentos, água e a vegetação em Pernambuco
Brasil tem 3.943 minas abandonadas e sem recuperação ambiental e social