Texto

Mineração

Notícias


Por Instituto Escolhas

04 dezembro 2025

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Instituto Escolhas publica documento sobre rastreabilidade no setor mineral em parceria com a OCDE e grupo de especialistas

 

A corrida global pelos minerais estratégicos, essenciais para viabilizar a transição energética, está se acelerando e, com ela, os riscos de corrupção ao longo da cadeia de suprimento. Sem mecanismos robustos de controle, minerais podem desaparecer em rotas de contrabando, fundos ilícitos são lavados e comunidades permanecem desprotegidas.

Nesse contexto, a rastreabilidade assume um papel ainda mais estratégico: deixa de ser apenas uma ferramenta comercial e passa a ser um instrumento-chave para construir cadeias de valor responsáveis e resilientes.

O novo relatório do Grupo de Especialistas em Prevenção da Corrupção em Minerais de Transição mostra como sistemas de rastreabilidade podem ajudar a identificar riscos de corrupção e fortalecer a due diligence — o conjunto de procedimentos que empresas e governos adotam para avaliar e mitigar riscos em suas operações.

Em apenas duas páginas, o documento apresenta recomendações práticas para que empresas, governos e sociedade civil utilizem dados de rastreabilidade para detectar sinais de alerta, ampliar a transparência e promover maior responsabilização em toda a cadeia mineral.

O Instituto Escolhas integra o Grupo de Especialistas em Prevenção da Corrupção em Minerais de Transição, coordenado pelo OECD Centre for Responsible Business Conduct, pelo Natural Resource Governance Institute (NRGI) e pelo EITI International Secretariat. Também participam do grupo o Basel Institute on Governance, GIZ Sector Programme Extractives and Development, Global Witness, International Energy Agency (IEA), Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA), Resource Justice Network, Transparency International Australia, United Nations Interregional Crime and Justice Research Institute e University of Dundee.

Para entender como a rastreabilidade pode — e não pode — ser usada no enfrentamento da corrupção no setor mineral, acesse o documento From mine to market: using traceability to fight mineral sector corruption (em inglês) aqui.

Instituto Escolhas
Opções de Privacidade

Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.