Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Notícias
Por Instituto Escolhas
21 novembro 2016
2 min de leitura
Fórum traz especialistas para debater economia de baixo carbono no Brasil
Evento terá quatro mesas para debater os caminhos que o país precisará percorrer para construir uma economia de baixo carbono
O Instituto Escolhas, junto ao Insper e a Folha de S. Paulo, promove, quarta-feira (24/11), em São Paulo, o Fórum Desenvolvimento e Economia de Baixo Carbono, com o objetivo de debater o futuro da economia brasileira a partir de sua descarbonização.
O evento acontece em formato com quatro mesas e conta com a participação de economistas e especialistas no tema. Marcelo Leite, jornalista da Folha de S. Paulo, modera o primeiro painel, que discutirá a posição do Brasil no cenário internacional dentro do contexto da transição para a economia de baixo carbono. Marcos Lisboa, presidente do Insper, Jorge Arbache, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Ana Toni, diretora do Instituto Clima e Sociedade, e Ricardo Sennes, sócio-diretor da consultoria Prospectiva, são os nomes que compõem a mesa que dará início ao evento.
O segundo painel tem como finalidade levantar questionamentos e apontar possíveis caminhos acerca da indústria brasileira, a partir do desenvolvimento de novos setores industriais e a inserção do Brasil nas cadeias globais de produção. A mesa será composta por Celina Carpi, do Instituto Ethos e Grupo Libra, José Roberto Mendonça de Barros, consultor da área econômica e ex-secretário executivo de Comércio Exterior, José Augusto Coelho Fernandes, diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria, Luiz Barroso, presidente da Empresa de Pesquisa Energética, e moderação de Shigueo Watanabe Jr., pesquisador do Instituto Escolhas.
O debate sobre o papel da inovação e do conhecimento em uma economia limpa é o tema do terceiro painel, que contará com a participação de Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências, que nos dará um panorama de como o tripé ciência, tecnologia e inovação pode ajudar o Brasil a construir uma economia de baixo carbono, e Ricardo Abramovay, da Universidade de São Paulo, que falará sobre a industrialização, utilização dos recursos naturais do país e as novas indústrias, além de Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas. O painel será moderado por Sandra Paulsen, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Para encerrar, o Fórum Desenvolvimento e Economia de Baixo Carbono traz Hector Gomez, country manager para o Brasil da International Finance Corporation (IFC), Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Marcos Jank, diretor global de assuntos corporativos da BRF, e moderação de Rachel Biderman, diretora do World Resources Institute (WRI) no Brasil, para debater o financiamento da transição para uma economia de baixo carbono, levantando questões sobre como fazer esse processo ser viável no Brasil e no mundo.
Para participar, basta fazer sua inscrição aqui.
Confira a programação:
Notícias relacionadas
Juliana Brandão é a nova mestra em Economia da Cátedra Escolhas!
Inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente estão abertas
Restauração florestal na Caatinga pode gerar R$ 29,7 bilhões e ajudar a remover 702 milhões de toneladas de carbono da atmosfera
Fernando Queiroz conquista título de Mestre com pesquisa sobre a bioeconomia do açaí em Abaetetuba