Texto
Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
11 outubro 2023
2 min de leitura
Fernanda Valente é a nova doutora em Economia da Cátedra Escolhas
Bolsista da Cátedra Escolhas em 2020, a economista defendeu a tese “Ensaios em estatística espacial” e conquistou o título de Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo.
Sua pesquisa, composta por oito artigos independentes, utilizou ferramentas de modelagem espaço-temporal para avaliar a existência de possíveis mudanças nos padrões de ocorrências de eventos climáticos, como os tornados nos Estados Unidos e os incêndios em biomas brasileiros e na Austrália. A pesquisa traz, também, uma análise da tendência de ocorrências de mortes por COVID-19 sob a ótica espaço-temporal, em escalas global e nacional.
“Os modelos espaço-temporais desenvolvidos e aplicados em diferentes contextos oferecem ferramentas importantes para entender possíveis mudanças em padrões climáticos, frequência de ocorrência de eventos extremos e a dinâmica da pandemia. Isso pode orientar a tomada de decisões em várias áreas de políticas públicas, desde a gestão de desastres naturais até a formulação de estratégias de saúde pública e de adaptação às mudanças climáticas”, explica Fernanda.
Fernanda cursou parte do doutorado na Escola de Matemática da Universidade de Edimburgo, na Escócia, através do programa de Doutorado Sanduíche oferecido pela CAPES-PrInt.
Leia a tese na íntegra aqui.
::: E atenção: as inscrições para o novo edital da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente serão abertas em breve.
Notícias relacionadas
Governo federal gasta menos com assistência técnica aos produtores rurais do que SC e MG, aponta estudo
NOTA OFICIAL | Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei nº 3025/2023
Cuidar da Caatinga garante água para milhões de pessoas. Cuide dela antes que acabe.
Novos projetos de lei sobre fitoterápicos contam com subsídios técnicos do Instituto Escolhas