Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
12 dezembro 2016
3 min de leitura
Escolhas lança Programa de Bolsas da Cátedra Economia e Meio Ambiente
Evento acontece durante 38º Encontro Brasileiro de Econometria, em Foz do Iguaçu, e contará com a participação de convidados internacionais
O Instituto Escolhas lança, no próximo dia 16 de dezembro, durante o 38º Encontro Brasileiro de Econometria, em Foz do Iguaçu, o primeiro edital do Programa de Bolsas para mestrado e doutorado em Economia e Meio Ambiente. O programa faz parte da Cátedra Economia e Meio Ambiente, lançada em novembro, em parceria com o Insper e patrocínio do Itaú, com o objetivo de promover iniciativas que aliem questões socioambientais à abordagem das ciências econômicas.
Para marcar a ocasião, será realizada uma Sessão Especial Instituto Escolhas, da qual participam convidados internacionais que atuam com políticas públicas relacionadas à área ambiental: Timo Goeschl, da Universidade de Heildelberg, e Eduardo Souza-Rodrigues, da Universidade de Toronto. O evento contará, ainda, com o economista Rudi Rocha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Lígia Vasconcellos, diretora científica do Instituto Escolhas. Goeschl abordadará a disponibilidade do cidadão em pagar para a mitigação climática e Rodrigues falará sobre a eficácia da lista de municípios desmatadores para conter o desmatamento na Amazônia.
O Programa de Bolsas de Estudo tem como finalidade incentivar a formação de profissionais que desenvolvam pensamento crítico e pesquisa de excelência sobre as questões socioambientais contemporâneas, a partir da abordagem das ciências econômicas e mediante a concessão de bolsas a alunos de mestrado e doutorado com destacado empenho acadêmico. O Escolhas também poderá proporcionar, para os interessados, o contato com professores-pesquisadores da Cátedra e com gestores e especialistas dedicados ao tema ambiental. Além disso, os bolsistas terão preferência para inscrição nos cursos ofertados no âmbito da Cátedra Escolhas. Confira o edital completo aqui.
As inscrições para as bolsas devem ser feitas pelo e-mail: institucional@escolhasemail.org, e estarão abertas entre 16 de dezembro de 2016 e 3 de fevereiro de 2017.
A Cátedra Instituto Escolhas em Economia e Meio Ambiente
Com ações de estímulo à cooperação entre instituições brasileiras e estrangeiras, a Cátedra pretende contribuir para ampliar o número pesquisadores que abordem a complexidade dos temas ambientais de forma objetiva, estabelecendo pontes de diálogo entre diferentes saberes que são importantes para a superação dos dilemas inerentes aos processos de desenvolvimento do país.
O Instituto Escolhas
O Instituto Escolhas é um think tank, fundado em 2015, que trabalha para qualificar o debate sobre sustentabilidade a partir da tradução numérica dos impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas. Por meio de estudos, análises e relatórios, ampara novas leituras e argumentos capazes de superar a polarização ideológica das escolhas conflituosas inerentes ao planejamento (trade-off). O Instituto Escolhas entende que somente argumentos qualificados podem sustentar decisões conscientes, permitindo a construção de soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável. Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Escolhas acesse o site: escolhas.org
SERVIÇO:
Programa de Bolsas Cátedra Economia e Meio Ambiente.
Data: 16/12/2016
Horário: 10 horas
Local: Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, Foz do Iguaçu
Notícias relacionadas
Juliana Brandão é a nova mestra em Economia da Cátedra Escolhas!
Inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente estão abertas
Restauração florestal na Caatinga pode gerar R$ 29,7 bilhões e ajudar a remover 702 milhões de toneladas de carbono da atmosfera
Fernando Queiroz conquista título de Mestre com pesquisa sobre a bioeconomia do açaí em Abaetetuba