Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

24 junho 2016

1 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Escolhas discute economia e sustentabilidade em evento da RAPS

Crescimento econômico associado a inovação e meio ambiente foi a temática do debate “Imposto sobre Emissão de Carbono – Impactos e Perspectivas”, promovido pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e realizado ontem (23), em São Paulo. O evento contou com a participação dos diretores do Instituto Escolhas Sergio Leitão e Shigueo Watanabe e buscou analisar se políticas de desoneração das exportações e de taxação sobre as emissões das importações amentariam a competitividade, induzindo as empresas a adotarem práticas inovadoras e incentivando outras que não praticam modelos mais sustentáveis.

Durante o evento, o Instituto Escolhas apresentou o estudo “Impactos Econômicos e Sociais da Tributação de Carbono no Brasil”. Segundo Shigueo Watanabe, o evento trouxe uma rica discussão não apenas sobre taxação de imposto, mas sobre a relevância dos serviços ecossistêmicos. “Por outro lado, a discussão mostrou que o estudo do Escolhas têm relevância principalmente por ter colocado a questão ambiental na temática da reforma tributária”, disse Watanabe.

O estudo desenvolvido pelo Escolhas mostra que, com a correção das distorções da cobrança do PIS/Cofins, é possível criar um imposto sobre emissões de carbono sem aumentar a carga tributária, melhorando a competitividade das empesas e facilitando a transição para uma economia de baixo carbono.

Instituto Escolhas
Opções de Privacidade

Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.