Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Notícias
Por Instituto Escolhas
24 maio 2018
2 min de leitura
Escolhas apresenta Relatório de Atividades 2017
Documento traz destaques da atuação do Instituto no ano passado, como o lançamento de estudos e atividades da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente
O Instituto Escolhas acaba de disponibilizar seu segundo Relatório de Atividades, referente a 2017. O destaque da atuação do Instituto nesse ano foi o estudo Qual o impacto do desmatamento zero no Brasil?, cujo resultado mostrou que, se todo o desmatamento – e a consequente expansão da fronteira agrícola – no Brasil acabasse imediatamente, haveria um impacto mínimo na economia do país, com uma redução de apenas 0,62% do PIB acumulado entre 2016 e 2030.
“Acreditamos que esses dados demonstraram que a hipótese de trabalho do Escolhas, de que é preciso colocar números nas discussões, para que o debate sobre um problema possa se livrar de preconceitos que impedem uma busca real de soluções, tem se mostrado totalmente pertinente”, avalia o diretor executivo do Instituto, Sergio Leitão. “Conseguimos atestar que aquilo que se pensava inicialmente – que barrar o desmatamento impediria o crescimento da produção, prejudicaria as exportações e a economia do país – não se justificava. Ao fazer isso, pensamos estar dando uma grande contribuição”.
Além disso, o relatório destaca o estudo Qual o impacto de zerar as emissões do setor elétrico no Brasil?, cuja conclusão é que a transição para um setor elétrico com zero emissões de carbono no país teria um importante papel na redução de emissões do setor de energia e praticamente não influenciaria o PIB e a renda familiar, tanto em cenários de crescimento econômico otimistas quanto pessimistas: impacto de menos de 0,2% sobre o PIB e menor do que 0,5% sobre a renda em 2050.
A Cátedra de Economia e Meio Ambiente promoveu três cursos com especialistas nacionais e internacionais nos temas Tributação e Meio Ambiente, Economia do Meio Ambiente e Mobilidade Urbana e seus Impactos Socioambientais. O Programa de Bolsas de Estudos da Cátedra concedeu quatro bolsas de mestrado na área de Economia com temas relacionados a mobilidade urbana, alternativas de transporte, água e produtividade agrícola e mudança climática, e divulgou novo edital para 2018.
A Cátedra também lançou o Hub de Estudos, plataforma online de pesquisa bibliográfica sobre a temática economia e meio ambiente. Hospedado no site do Escolhas, possibilita uma busca inteligente por temas, o resumo e o respetivo link para acesso aos documentos (estudos, artigos, teses e dissertações, relatórios e outros) que tratam do assunto.
O Relatório de Atividades traz ainda um balanço da atuação do Escolhas na área de cidades, comunicação e informações relacionadas à transparência da organização, como os demonstrativos contábeis do ano e relatório de auditores independentes.
Acesse aqui o Relatório de Atividades 2017 do Instituto Escolhas.
Notícias relacionadas
Juliana Brandão é a nova mestra em Economia da Cátedra Escolhas!
Inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente estão abertas
Restauração florestal na Caatinga pode gerar R$ 29,7 bilhões e ajudar a remover 702 milhões de toneladas de carbono da atmosfera
Fernando Queiroz conquista título de Mestre com pesquisa sobre a bioeconomia do açaí em Abaetetuba