Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.

Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
13 dezembro 2024
1 min de leitura
Confira os novos artigos dos bolsistas da Cátedra Escolhas

A Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente acaba de lançar os artigos dos bolsistas Vitor Marinho , doutorando em Economia pela UFMG, e Felipe Ferreira, mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Unifesspa.
Confira os temas e acesse os textos completos em escolhas.org/catedra:
🔸 O artigo Impactos da Bioeconomia na Amazônia em Cenários de Mudanças Ambientais, de Vitor Marinho e dos professores Aline Magalhães e Edson Paulo, projeta efeitos econômicos e ambientais da bioeconomia na Amazônia Brasileira entre 2020 e 2040. A pesquisa mostra que políticas de desmatamento zero e investimentos em bioeconomia poderiam aumentar o PIB nos estados do Pará, Amapá e Amazonas, além de preservar cerca de 9,83 milhões de hectares até 2040.
🔸 Já o artigo Autonomia financeira e desenvolvimento regional: uma análise comparativa entre os municípios da Região de Carajás e do Estado do Pará, de autoria de Felipe Ferreira e do professor Gilliad Silva, investiga como a autonomia financeira influencia o desenvolvimento local. O artigo revela que os municípios da Região de Carajás têm maior autonomia financeira do que a média dos munícipios do Pará, mas que essa autonomia é complexa e heterogênea, exigindo atenção às dinâmicas econômicas locais e às regulamentações federais que influenciam as decisões orçamentárias.
Parabéns aos autores!
Notícias relacionadas
Planejamento urbano contribui para que a população tenha acesso a alimentos baratos
Recuperação de 6 milhões de hectares desmatados no Cerrado pode gerar R$ 781 bilhões em receita para o Brasil
Mudanças na legislação poderiam alavancar a piscicultura na Amazônia
Restauração de 15 mil hectares em assentamentos do Ceará pode salvar fontes hídricas, gerando emprego e renda