Texto
Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
13 setembro 2021
2 min de leitura
Cátedra Escolhas: artigo analisa efetividade da lei contra queimadas nas plantações de cana em São Paulo
Em 2002, o governo de São Paulo implementou a Lei nº 11.241, com o intuito de banir gradualmente a prática da queima da palha durante a pré-colheita da cana-de-açúcar até 2031. Mas será que tal redução está acontecendo na prática? A resposta é “sim”, de acordo com o artigo “Queimadas pré-colheita da cana-de-açúcar: uma análise estatística dos impactos ambientais da mudança regulatória no setor de energia”, recém-publicado pela bolsista da Cátedra Escolhas Fernanda Valente e elaborado em co-autoria com Márcio Poletti Laurin, doutor em Estatística pelo IMECC-Unicamp, pesquisador e professor na FEA-RP USP.
“Usamos um modelo já conhecido na literatura, mas combinamos a decomposição estrutural da estatística com o uso de modelagem espacial. Temos outros papers publicados que usam o mesmo modelo para avaliar eventos climáticos. O meu projeto de pesquisa para o Instituto Escolhas, em fase de finalização, explora o uso desse modelo para estudar diversos eventos climáticos, como as queimadas na Amazônia e no Pantanal”, conta a doutoranda, que, em novembro, parte para um sanduíche na Universidade de Edimburgo.
Segundo o artigo, as análises realizadas evidenciam a tendência na redução consistente das ocorrências de queimadas, “sugerindo a eficiência das ações de mitigação implementadas no estado de São Paulo e indicando um avanço permanente na sustentabilidade ambiental desta forma de produção de energia renovável.”
Acesse o artigo na íntegra (em inglês) aqui.
Notícias relacionadas
Cuidar da Caatinga garante água para milhões de pessoas. Cuide dela antes que acabe.
Novos projetos de lei sobre fitoterápicos contam com subsídios técnicos do Instituto Escolhas
Vitor Marinho é o novo doutor em Economia da Cátedra Escolhas!
Martin Scorsese e as mudanças climáticas