Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.

Uso da Terra
Notícias
Por Instituto Escolhas
19 novembro 2021
1 min de leitura
Campanha traz perspectiva histórica do desmatamento na Amazônia

Um anúncio de jornal veiculado em 1971 é o mote do mais recente vídeo lançado pela campanha Chega de financiar o desmatamento com dinheiro público!, que segue sensibilizando a audiência sobre a importância de restringir a concessão de recursos públicos apenas aos produtores comprometidos em manter a floresta em pé.
O vídeo revela a estratégia usada pelo governo federal, há 50 anos, para convidar os produtores de gado bovino a ocupar a Amazônia – então definido como “o maior pasto do mundo”.
Para garantir a expansão da pecuária, a floresta foi ao chão e os pastos já são 90% da área desmatada naquele território. Enquanto isso, os incentivos e benefícios anunciados há décadas continuam garantindo o lucro do agro.
As ações da campanha, que mobiliza imprensa e redes sociais, continuam até o mês de dezembro.
Notícias relacionadas
Encontros discutem dados preliminares de novo estudo sobre Ater na Amazônia
Banco da Amazônia tem mais de 33 bilhões que poderiam ser investidos na bioeconomia
Tarde de Notícias (20/10/2022)
Estudo inédito traça panorama da agricultura urbana em Belém