Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

12 junho 2025

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Bolsista da Cátedra Escolhas apresenta propostas para fortalecer a bioeconomia do açaí no estado do Pará

 

O economista Fernando Queiroz, bolsista da Cátedra Escolhas no edital de 2023, protocolou junto ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará, Victor Dias, e ao Secretário Adjunto, Keynes Silva, um conjunto de propostas derivadas da sua dissertação de mestrado em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pela UFPA.

Sua pesquisa reforça a importância de políticas públicas que incentivem a formalização da cadeia produtiva, o acesso ao crédito, a assistência técnica e a adoção de práticas de manejo sustentável para fortalecimento do sistema de bioeconomia do açaí no Pará. Para isso, ele propõe:

  •  a criação do Centro de Referência do Açaí, com foco em inovação científica e fortalecimento técnico da cadeia produtiva;
  • a proposta de um Comitê Local de Governança da Bioeconomia, que reconhece o protagonismo dos territórios e das populações ribeirinhas;
  • a criação do Distrito das Ilhas de Abaetetuba, para valorizar a diversidade socioprodutiva local.

As propostas visam fomentar uma bioeconomia amazônica enraizada nas realidades e necessidades das populações tradicionais e ribeirinhas, que têm no açaí uma das principais bases de subsistência e renda. “Enfrentar a crise no abastecimento exige fortalecer a base produtiva e promover o protagonismo dos territórios frente às mudanças climáticas” afirma o economista.

Confira a dissertação de Fernando na íntegra aqui.

Instituto Escolhas
Opções de Privacidade

Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.