Solução sustentável para baías urbanas é tema de seminário no Rio

Evento trará debate e lançamento de documentário sobre Baía de Guanabara

Nos dias 25 e 27 de setembro, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) promoverá, no Rio de Janeiro, dois eventos para debater soluções sustentáveis para as baías urbanas do mundo. Os eventos celebram o compromisso representado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, da Organização das Nações Unidas (ONU) – para a conservação dos oceanos e usos sustentável dos recursos marinhos – e pelo ODS 11 sobre cidades sustentáveis.

No dia 25, o debate Soluções Sustentáveis para Baías Urbanas & Agenda 2030 promoverá o diálogo entre acadêmicos e atores da sociedade civil acerca dos desafios socioecológicos presentes nos ambientes costeiros urbanos, como é o caso da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Como parte do seminário semanal do Departamento de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPED-IE/UFRJ), o encontro trará o economista ambiental e professor Carlos Eduardo Frickmann Young e o biólogo marinho e documentarista Ricardo Gomes, autor dos filmes Mar Urbano e Baía Urbana. O evento acontece no Instituto de Economia da UFRJ, das 16h30 às 18h30.

Já no dia 27, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, das 20h30 às 22h, acontecerá o lançamento nacional do documentário Baía Urbana, que trata da biodiversidade resiliente da Baía de Guanabara diante de três graves problemas que afetam os oceanos: poluição, acidificação dos mares e aquecimento global. O lançamento global do documentário ocorreu em junho de 2017 no Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos de Buenos Aires, na Argentina. Outras duas exibições internacionais já ocorreram em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em eventos organizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).