Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

12 agosto 2016

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Senado ratifica Acordo de Paris para combater mudanças climáticas

Para Sérgio Leitão, do Escolhas, ratificação do acordo é sinal de que país deu prioridade ao tema

O Senado Federal aprovou ontem (11) a ratificação do Acordo de Paris para combater as mudanças climáticas, assinado por 175 países em dezembro do ano passado. O texto, que tramitou por menos de quatro meses no Congresso, precisa agora apenas da sanção presidencial para se tornar lei.

Para Sergio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, a ratificação do acordo é um sinal de que o país deu prioridade ao tema, principalmente pela rapidez com que o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados, encaminhado em maio pela presidente Dilma Rousseff, e no Senado. “Houve uma movimentação importante tanto do legislativo quando do executivo para aprovar o texto, com o ministro do Meio Ambiente e figuras como Kátia Abreu (ex-ministra da Agricultura) mostrando apoio”.

O Brasil é o primeiro país com peso para as mudanças climáticas a ter o texto ratificado. “O efeito da ratificação é fazer com que esse acordo faça parte da nossa legislação, o que legitima a sociedade a cobrar os resultados do governo”, apontou Leitão. O Brasil assumiu o compromisso de cortar as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030, tendo como alguns dos objetivos centrais reflorestar 12 milhões de hectares de florestas e alcançar 45% da participação de fontes renováveis na matriz energética.

Segundo Leitão, o apoio do Congresso e do governo federal mostra que o Brasil está disposto a avançar com a descarbonização da economia. “Agora o próximo passo é discutir com o governo como vamos cumprir todas as metas, se no plano econômico, por exemplo, vão começar a destinar recursos para reflorestar os 12 milhões de hectares de florestas que prometeram”.

Instituto Escolhas
Opções de Privacidade

Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.