Texto
Notícias, Notícias da Cátedra
Por Instituto Escolhas
15 junho 2025
1 min de leitura
Carolina Simões é a nova doutora em Economia da Cátedra Escolhas!
Ela conquistou o título pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a tese “Cabotagem no Brasil: Análise Estrutural e Avaliação dos Impactos Econômicos e Ambientais da Lei BR do Mar”.
A primeira parte da pesquisa mostra que a conectividade entre os portos brasileiros é densa, mas concentrada — especialmente em torno de hubs logísticos como Santos e Suape. Essa estrutura não está distribuída de forma homogênea entre as regiões, o que pode gerar desigualdades no acesso aos benefícios logísticos da cabotagem.
Já a segunda parte, com o uso do modelo BREA, aponta que ganhos de produtividade no setor podem gerar efeitos positivos para a economia, com destaque para as regiões Norte, Nordeste e MATOPIBA — áreas historicamente mais afetadas por deficiências logísticas.
Os resultados sugerem que políticas de incentivo à cabotagem podem contribuir para a redução das desigualdades regionais e das emissões de gases de efeito estufa, reforçando o potencial do modal como alternativa mais limpa e eficiente, capaz de contribuir para a transição da matriz de transportes brasileira rumo à sustentabilidade.
Acesse a pesquisa na íntegra aqui.
Notícias relacionadas
Estão abertas as inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente edição Amazônia
Juliana Brandão é a nova mestra em Economia da Cátedra Escolhas!
Inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente estão abertas
Fernando Queiroz conquista título de Mestre com pesquisa sobre a bioeconomia do açaí em Abaetetuba