Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Notícias
Por Instituto Escolhas
25 março 2022
2 min de leitura
Boas práticas para as pesquisas que acessam patrimônio genético e Conhecimento Tradicional Associado
Capacitação online mostra como adequar pesquisas científicas às exigências da Lei 13.123/2015
Sete anos após a criação da Lei Federal nº 13.123/2015 – que regula atividades de pesquisa e desenvolvimento com o patrimônio genético (PG) de espécies da biodiversidade brasileira e dos conhecimentos tradicionais a ela associados (CTA) – muitos pesquisadores ainda têm dificuldade em interpretar os complexos conceitos do marco legal, atender as exigências de regulamentação de acesso a PG e CTA ou não sabem usar o SisGen.
Em que situações se deve cadastrar a pesquisa no Sistema? É possível enviar uma amostra do patrimônio genético para o exterior? Quando e como solicitar consentimento às comunidades tradicionais? Essas são algumas das dúvidas recorrentes, que acabam travando o desenvolvimento de pesquisas sobre a biodiversidade brasileira e seus usos.
Por isso, em maio, o Instituto Escolhas vai realizar a capacitação online Boas práticas para as pesquisas que acessam patrimônio genético e Conhecimento Tradicional Associado, com o objetivo de instrumentalizar pesquisadores para a adequação de pesquisas acadêmicas ao marco legal e reforçar a importância das populações tradicionais na conservação da nossa biodiversidade. Vale lembrar: todas as pesquisas que acessam informação genética e conhecimentos de povos e comunidades tradicionais sobre espécies vegetal, animal ou de microrganismos precisam lidar com as exigências da Lei. nº 13.123.
Destinada a professores, estudantes de pós-graduação e técnicos administrativos de Instituições de Ensino Superior (IES), a capacitação receberá inscrições a partir do dia 4 de abril e tem vagas limitadas. Confira outros detalhes abaixo:
— A capacitação é inteiramente gratuita e acontecerá online, às terças-feiras do mês de maio (dias 03, 10, 17, 24 e 31), das 9h às 12h (horário de Brasília).
— As inscrições estarão abertas a partir de 4 de abril de 2022.
— O link para as inscrições será divulgado no site e redes sociais do Instituto Escolhas.
— 80% das vagas serão destinadas a pesquisadores e técnicos das IES da Amazônia Legal.
— A confirmação da vaga está condicionada à verificação da documentação enviada.
— A capacitação oferecerá certificado aos participantes.
A iniciativa é realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Inovação Científica da Universidade Federal do Amazonas (PROTEC/UFAM), Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PROPIT/UNIFESSPA) e dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Universidade Federal Rural da Amazônia (NIT/UFRA) e do Instituto Federal do Pará (NITT/PROPPG/IFPA).
Notícias relacionadas
Juliana Brandão é a nova mestra em Economia da Cátedra Escolhas!
Inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente estão abertas
Restauração florestal na Caatinga pode gerar R$ 29,7 bilhões e ajudar a remover 702 milhões de toneladas de carbono da atmosfera
Fernando Queiroz conquista título de Mestre com pesquisa sobre a bioeconomia do açaí em Abaetetuba