Este site utiliza cookies para colher informações analíticas sobre sua navegação. As informações dos cookies ficam salvas em seu navegador e realizam funções como reconhecer quando você retorna ao nosso website e ajudar nosso time a entender quais seções de nosso website são mais interessantes e úteis.
Notícias
Por Instituto Escolhas
07 agosto 2018
3 min de leitura
Instituto Escolhas, em parceria com NEREUS/USP, realizará o curso Economia e Meio Ambiente – Equilíbrio Geral Computável
Curso aborda o uso de modelos computáveis de equilíbrio geral para análise de impacto macroeconômico de políticas e questões ambientais brasileiras
O Instituto Escolhas, por meio da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente e em parceria com o Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo, NEREUS, realizará em setembro o curso Economia e Meio Ambiente – Equilíbrio Geral Computável (EGC). O objetivo do curso é apresentar para interessados como o ECG pode ser utilizado para avaliar a relação entre meio ambiente e mercado.
As aulas serão ministradas pelo professor de economia e doutor, Joaquim Bento de Souza, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ – USP.
O programa é voltado para estudantes e profissionais do setor público e privado e agentes do terceiro setor que desejam conhecer melhor o funcionamento e usos de modelos macroeconômicos para análise de políticas e questões ambientais. Os candidatos devem ter conhecimentos básicos em microeconomia. O curso é gratuito e as vagas serão limitadas a 30 pessoas.
O que é o EGC?
Em economia, modelo funciona como instrumento para simplificar a realidade traduzindo o comportamento dos diversos agentes nas relações de mercado. Seu resultado implica em um equilíbrio, que nos fornece valores específicos de quantidade e preço para variados setores de acordo com o comportamento das pessoas que interagem neles.
Relação com o Meio Ambiente
Como todos os setores da economia estão interligados, qualquer alteração nos valores de preço ou quantidades que possa ocorrer em qualquer um deles, impacta os demais. Uma mudança no preço do aço por exemplo, interfere diretamente no custo de produção do automóvel e por consequência no seu valor ao consumidor final. Trazendo isso para a dinâmica do meio ambiente entendemos como o aumento da temperatura em um determinado país pode afetar desde a agricultura até a produção de ar condicionados.
A programação inclui parte teórica sobre o modelo ECG e aplicação prática para questões ambientais brasileiras, tais como:
- mudanças climáticas e seus impactos na economia;
- impactos da expansão do etanol na oferta de alimentos;
- substituição de combustíveis fósseis por etanol e biodiesel;
- controle do desflorestamento e oferta agrícola e
- avaliação econômica do desmatamento no Brasil.
Clique aqui, para acessar a programação completa do curso.
Inscrições
Para se inscrever você deve enviar ficha de inscrição (aqui), carta de intenção e currículo para o e-mail: institucional@escolhasemail.org até o dia 31/08.
O assunto do e-mail deve conter “Seleção Cátedra Escolhas curso Economia e Meio Ambiente – Equilíbrio Geral Computável”
O Instituto Escolhas divulgará a lista de selecionados (as) até o dia 06/09.
Datas do curso: dias 12, 13, 19, 20 e 26 de setembro
Horário do curso: das 14h às 18h
Local do curso: Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Butantã, São Paulo – SP – Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP.
Notícias relacionadas
Juliana Brandão é a nova mestra em Economia da Cátedra Escolhas!
Inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente estão abertas
Fernando Queiroz conquista título de Mestre com pesquisa sobre a bioeconomia do açaí em Abaetetuba
Bolsista da Cátedra Escolhas conquista título de Mestra em Economia