Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

28 maio 2018

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

XII Simpósio Nacional de Geomorfologia homenageia geógrafa ambientalista

Vanda Claudino Sales é especialista em geologia marinha e doutora em geografia ambiental

Nesta semana, em Crato, no Ceará, acontece o XII Simpósio Nacional de Geomorfologia (Sinageo), que homenageará a professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Vanda Claudino Sales – especialista em geologia marinha e doutora em geografia ambiental. O evento reunirá pesquisadores e docentes que buscam compreender os relevos e seus processos, tanto do ponto de vista teórico como aplicado.

Considerando o histórico de Sales, não apenas teórico, mas de ambientalista que se dedica à preservação ambiental, em especial na cidade de Fortaleza, o evento reconhece sua importância para o cenário da geomorfologia do Nordeste, influenciada por processos socioambientais e socioespaciais históricos e atuais, os quais somados originaram paisagens complexas, como a da região do Cariri cearense.

Com o tema geral “Paisagem e Geodiversidade: a valorização do patrimônio geomorfológico brasileiro”, o evento busca possibilitar discussões a fim de fomentar e divulgar pesquisas sobre a dinâmica entre os elementos das paisagens dos biomas brasileiros.

O congresso é muito importante no momento em que a paisagem e a geografia do planeta são profundamente influenciadas em função dos efeitos provocados pelo aquecimento global e as mudanças climáticas. A produção científica no Brasil, na área da geomorfologia, é de extrema relevância e a contribuição da professora Vanda tem colaborado para que a sociedade brasileira possa se conscientizar da importância do respeito ao meio ambiente e a garantia dos direitos das populações que dependem dos recursos naturais para assegurar seus projetos de futuro.

Confira a programação completa aqui.

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas