Missão

O Instituto Escolhas é uma associação civil sem fins econômicos, fundada em agosto de 2015, para qualificar o debate sobre sustentabilidade por meio da tradução numérica dos impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões públicas e privadas. Seu objetivo é produzir estudos, análises e relatórios que amparem novas leituras e argumentos capazes de superar a polarização ideológica das escolhas conflituosas do planejamento, permitindo a construção de soluções para viabilizar o desenvolvimento sustentável.

Visão

Somente argumentos qualificados podem superar a polarização dos “trade-offs” da economia e sustentar decisões entre escolhas difíceis, permitindo a construção de soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável.

Valores

Ousadia. Usar linguagem matemática para dimensionar e comparar o grau de sustentabilidade das políticas públicas e privadas criando cenários inovadores e integrados por meio do cruzamento de informações. Consistência. Desenvolver capacidade de processar múltiplos dados com rigor metodológico, produzindo argumentos sólidos, estatísticas sistemáticas e quadros comparativos capazes de subsidiar análises e escolhas conscientes. Independência. Trabalhar em rede com pesquisas autônomas, abertas a perspectivas diversas e pontos de vista plurais, superando preconceitos e elucidando compreensivelmente os fatos e os números independentemente das ideologias.

Escolhas decisivas

Demandas Conflituosas > Informação > Escolhas
Há muita opinião e pouca informação capaz de promover a real integração do desenvolvimento sustentável às políticas públicas e privadas brasileiras. Faltam dados, estatísticas, números e custos para o planejamento, sobretudo para enfrentar as escolhas conflituosas que opõem economistas a ambientalistas. Essa carência dificulta a construção de consensos e alimenta a polarização ideológica. O Instituto Escolhas contribui para a superação dos impasses. Acreditamos que a produção de informação acurada gera argumentos compreensíveis e análises qualificadas que propiciam decisões sólidas.

decisao