Texto

Energia

Notícias


Por Instituto Escolhas

22 junho 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Plataforma #Quantoé? Gerar Energia bate a marca de mil usuários em seu primeiro mês

Nas redes sociais, usuários parabenizam iniciativa e respondem sobre investimento brasileiro em fontes de energia

Pouco mais de um mês após o lançamento da plataforma #Quantoé? Gerar Energia, desenvolvida pelo Instituto Escolhas, já é possível obter alguns resultados quanto a utilização e a interação dos usuários com a plataforma. Até o momento, cerca de mil pessoas acessaram o site, gerando mais de 1.400 visualizações.

A plataforma tem como objetivo fazer com que a sociedade pense sobre quais fontes de energia o Brasil deve investir para atender à demanda de eletricidade até 2025. Para Joneilton Araújo, que acompanha as redes sociais do Instituto Escolhas, a aposta deve ser feita na energia solar. “A plataforma é muito interessante e eu creio que a energia mais barata, sem dúvidas, é a solar, pois no período de seca, as hidrelétricas não dão conta e acabamos recorrendo às fontes petrolíferas”, afirmou. Outros usuários dividem opiniões nas redes sobre o investimento em energia eólica e solar.

Com a maior parte de acessos realizados no Brasil, a plataforma traz dados sobre a matriz elétrica brasileira – a qual é principalmente constituída por hidrelétricas. Entre 2011 e 2014, por exemplo, a oferta interna de energia elétrica no país cresceu 11%, mas houve redução de 12,8% na participação da hidroeletricidade. Dados como esses reforçam a meta do Brasil de transitar para um sistema de energia com participação maior de energias renováveis até 2030. Meny Gomes, seguidor do Escolhas nas redes, acredita que a população deveria ser capaz de escolher onde comprar sua energia. “A sociedade deveria poder escolher entre preço e metodologia de produção. Assim, a rede de transmissão seria alimentada de acordo com a demanda de compra e venda, gerando um preço melhor para o consumidor e maior competitividade para o setor”, defende.

Na plataforma, o usuário pode fazer sua própria composição dentro de sete possibilidades de energia: hidrelétrica, solar, eólica, térmica a biomassa, térmica a gás natural, térmica a carvão e nuclear. E a ferramenta informa quanto seria o investimento necessário, quanto essa composição emitiria de gases de efeito estufa e qual seria o valor na sua conta de energia por megawatt-hora. Para este último valor, o usuário deve selecionar também a distribuidora de energia da região onde mora. Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, explica que a ideia é que as pessoas possam fazer as simulações que acharem mais interessantes, sabendo o impacto que isso pode ter no orçamento do país e no próprio bolso.

Para ajudar os usuários, o Escolhas elaborou um vídeo tutorial com o passo a passo para fazer as simulações na plataforma. Confira o vídeo aqui.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas