Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

03 outubro 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Seminário marca lançamento de novo estudo do Instituto Escolhas

Evento promoverá debate sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos do desmatamento zero no Brasil

O Instituto Escolhas, em parceria com o Insper e a Folha de S. Paulo, promove, no próximo dia 30 de outubro, em São Paulo, no auditório do Insper, o Seminário: Qual o Impacto do Desmatamento Zero no Brasil?. O evento marca o lançamento do estudo do Escolhas, que busca apresentar os impactos sociais, ambientais e econômicos de se cessar o desmatamento no país.

Durante o evento, os pequisadores Luiz Fernando Guedes Pinto, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Guerd Sparovek, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), e Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho, também da Esalq-USP, apresentarão os resultados do estudo.

Em um segundo momento, Sylvia Coutinho, presidente do banco suíço UBS no Brasil, Marcos Lisboa, presidente do Insper, Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, e o professor Ferreira Filho darão início ao debate “Agropecuária e Desmatamento no Brasil”, a partir de reflexões proporcionadas pelo estudo. A mediação será realizada pelo jornalista da Folha de S. Paulo, Marcelo Leite.

O estudo Qual o Impacto do Desmatamento Zero no Brasil? apresenta dados sobre o que acontece no país, com o final do desmatamento, com a renda das famílias, o preço dos alimentos, ou se as exportações de produtos agrícolas brasileiros serão ou não afetadas. Além disso, mostra o quanto de terra deixará de ser acrescentado à produção agropecuária em cada estado brasileiro de acordo com os cenários de fim do desmatamento propostos pelo estudo. Os cenários vão desde a situação em que o desmatamento é totalmente zerado de imediato, passando por aquele em que só é possível usar as terras com mais alta aptidão agrícola, até chegar no caso em que só é vetado o corte ilegal de florestas.

Para participar, basta fazer sua inscrição clicando aqui.

Confira a programação completa abaixo:

EM_CONVITE_8

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas