Texto

Notícias da Cátedra


Por Instituto Escolhas

29 setembro 2017

3 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Fernando Haddad dará curso da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente

Aulas serão sobre mobilidade urbana e seus impactos socioambientais. Escolhas oferece bolsas para o curso

O Instituto Escolhas, em mais uma parceria com o Insper, promove o curso Mobilidade Urbana e seus Impactos Socioambientais, entre os dias 9 e 11 de novembro, em São Paulo. A iniciativa é parte integrante da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente e abordará os principais dilemas enfrentados atualmente nas decisões que envolvem os temas de mobilidade urbana e meio ambiente. As aulas serão ministradas pelos professores Fernando Haddad, ex-prefeito da cidade de São Paulo, e Priscila Claro, coordenadora acadêmica de Educação Executiva do Insper.

Voltado a profissionais do setor público, privado e do terceiro setor, que tenham interesse em conhecer os princípios que norteiam a tomada de decisão no campo da mobilidade urbana, o curso oferecerá uma abordagem socioambiental que demonstre a relação existente entre a mobilidade urbana, focada na função social do espaço viário, e a pauta ambiental, entendida no contexto da saúde de todo ecossistema metropolitano.

Além disso, o curso também oferecerá embasamento para a participação no debate público da formulação de políticas, trabalhando a mobilidade urbana a partir de uma visão sistêmica – demonstrando que as escolhas de políticas públicas dialogam com a agenda social no sentido mais amplo do direito à cidade e, com isso, trazendo os impactos diretos em relação ao meio ambiente.

Entre os principais objetivos do curso estão a compreensão da importância do desenvolvimento urbano e o impacto das decisões desse campo para a mobilidade urbana, os dilemas em torno da mobilidade e o meio ambiente, a compreensão das consequências de cada tomada de decisão relacionada à mobilidade urbana associada ao meio ambiente e o processo de formulação de hipóteses para o desenvolvimento de políticas públicas.

O Instituto Escolhas concederá bolsas integrais para estudantes de economia, representantes do terceiro setor, movimentos sociais, ativistas e gestores públicos que trabalhem diretamente com o tema da mobilidade urbana.

Pré-requisitos

Para concorrer às bolsas é necessário ter formação superior completa e o interessado deve enviar a documentação abaixo para o e-mail: institucional@escolhasemail.org até 15/10:

— Carta de interesse (máximo de 2 páginas, fonte Times New Roman 12);

— Currículo Resumido (máximo de 2 páginas, fonte Times New Roman 12);

— Ficha de Inscrição preenchida (acesse aqui).

O título do e-mail deve constar “Bolsa Integral curso Mobilidade – Cátedra Escolhas”.

A seleção será realizada a partir da análise dos documentos enviados, considerando o histórico de atuação com o tema e o interesse do candidato. A bolsa não cobrirá despesas com hospedagem, deslocamento e alimentação dos selecionados.

Confira a programação completa clicando aqui.

Para inscrições diretas no curso acesse: https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/politicas-publicas/mobilidade-urbana-e-questoes-socioambientais/

Serviço:

Data: De 9 a 11/11 (quinta e sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 8h às 17h)

Local: Sede do Insper (Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – SP)

 

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas