Texto

Uso da Terra

Notícias


Por Instituto Escolhas

17 outubro 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Faltam duas semanas para seminário que discutirá o desmatamento zero no Brasil

Evento traz os impactos sociais, ambientais e econômicos de zerar desmatamento no país

Faltam duas semanas para o seminário Qual o Impacto do Desmatamento Zero no Brasil?, que acontecerá dia 30 de outubro, no auditório do Insper, em São Paulo, e trará especialistas para debater os impactos sociais, ambientais e econômicos de zerar o desmatamento no país. O evento, realizado em parceria com o Insper e Folha de S. Paulo, marca o lançamento do novo estudo do Instituto Escolhas.

A partir da apresentação de dados, o estudo traça possíveis cenários com o que acontece com final do desmatamento no Brasil, com a renda das famílias, o preço dos alimentos e mostra, ainda, se as exportações de produtos agrícolas brasileiros serão ou não afetadas. Além disso, traz o quanto de terra deixará de ser acrescentado à produção agropecuária em cada estado brasileiro de acordo com os cenários propostos pelo estudo, que vão desde a situação em que o desmatamento é totalmente zerado de imediato, passando por aquele em que só é possível usar as terras com mais alta aptidão agrícola, até chegar no caso em que só é vetado o corte ilegal de florestas.

“O estudo questiona quais seriam os impactos reais sobre a economia e sociedade caso a proposta de desmatamento zero fosse implementada no Brasil. O tema do desmatamento é tratado de forma bastante controversa por diferentes setores da sociedade. A pergunta é pertinente para todos aqueles que se perguntam sobre as possibilidades de se aliar crescimento econômico, conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas”, afirma Jaqueline Ferreira, coordenadora institucional do Instituto Escolhas.

Para discutir os possíveis caminhos para o desmatamento no país, a partir dos resultados do estudo, o evento contará com a participação dos pequisadores Luiz Fernando Guedes Pinto, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Guerd Sparovek, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), e Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho, também da Esalq-USP.

Em um segundo momento, Sylvia Coutinho, presidente do banco suíço UBS no Brasil, Marcos Lisboa, presidente do Insper, Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, e o professor Ferreira Filho darão início ao debate “Agropecuária e Desmatamento no Brasil”, a partir de reflexões proporcionadas pelo estudo. A mediação será realizada pelo jornalista da Folha de S. Paulo, Marcelo Leite.

 O evento é gratuito, para participar, basta fazer a sua inscrição clicando aqui.

Confira a programação completa.

Sergio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas, fala sobre o evento. Assista!

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas