Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

28 setembro 2016

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Para especialistas, mundo se aproxima da meta de restaurar florestas degradadas

Plataforma lançada pelo Escolhas permite saber qual o investimento necessário para recuperar florestas em propriedades rurais brasileiras

De acordo com matéria publicada no Globo, no início do mês, especialistas do mundo se reuniram no simpósio da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e afirmaram que o mundo está próximo de restaurar, até 2020, áreas de terras e florestas danificadas, conforme os compromissos que compõem o Desafio de Bonn, lançado em 2011, com a finalidade de restaurar 150 milhões de hectares desmatados e degradados até 2020.

“Já cruzamos o marco de 100 milhões de hectares, com 113 milhões, e estamos bem encaminhados para atingir o objetivo do Desafio de Bonn”, afirmou Bianca Jagger, ativista de direitos humanos em uma coletiva de imprensa.

Jagger indicou que as terras recuperadas protegerão os recursos hídricos, estimularão a agricultura, gerarão trabalho e combaterão as mudanças climáticas. A meta final agora é chegar a 2030 com 350 milhões de terras restauradas.

A UICN diz que alcançar esse objetivo geraria US$ 170 bilhões por ano em lucros líquidos pela proteção de bacias hidrográficas, melhoria da produtividade das colheitas e produtos florestais, e poderia capturar até 1,7 gigatoneladas de dióxido de carbono por ano.

“Para aqueles que não acham que este é um anúncio importante, vocês deveriam pensar duas vezes. Esta é provavelmente uma das iniciativas mais importantes que existem no mundo hoje”, disse Jagger.

No total, 36 governos, organizações e companhias estão comprometidos com o Desafio de Bonn, lançado há cinco anos pela Alemanha e pela UICN e apoiado pela Cúpula do Clima da ONU de 2014. Malauí e Guatemala se comprometeram a recuperar 4,54 milhões de hectares de terras degradadas e outros países, como Panamá, Costa do Marfim, República Centro Africana, Guiné e Gana também se comprometeram com o plano.

#QuantoÉ?

O Instituto Escolhas lançou, no último dia 22, a plataforma #QuantoÉ? Plantar Floresta. Por meio da plataforma é possível saber qual o investimento necessário para recuperar a área de floresta nas propriedades rurais brasileiras e o retorno econômico que essa floresta poderia gerar.

Além disso, também é possível que o proprietário calcule o valor do que precisa investir combinando diferentes modelos de recuperação de florestas, com porções variadas de cada um desses modelos, estimando o valor para cada uma dessas combinações.

Segundo Shigueo Watanabe Jr., um dos responsáveis pelo conteúdo da #Quantoé? Plantar Floresta, os cálculos levam em consideração, além da compra de mudas e sementes, a mão de obra, materiais, máquinas e equipamentos e assistência técnica. A receita foi calculada a partir do preço da madeira em pé, descontando o seguro florestal e os impostos.

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas