Bioma: Mata Atlântica

O mapa traz informações sobre os déficits de Área de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), assim como os estoques de vegetação nativa existentes, considerando o ano base de 2016, que estão desprotegidos pela legislação vigente de acordo com a sua aptidão agrícola (maior e menor) nos estados do bioma.

Para calcular os déficits de APP, RL e estoques de vegetação nativa utilizou-se dados do Código Florestal que não considera o bioma Mata Atlântica nos estados do Ceará e Piauí.

 

Vegetação nativa desprotegida com menor aptidão agrícola em milhões de hectares

Área de vegetação nativa desprotegida pelo Código Florestal de menor aptidão agrícola, com base no ano de 2016. A aptidão é calculada levando em consideração características de solo, relevo e clima de cada região. O índice varia de 0 (menor aptidão) a 1 (maior aptidão). Para calcular os déficits de APP, RL e estoques de vegetação nativa utilizou-se a divisão de biomas do IBGE, que não considera a existência do bioma Mata Atlântica nos estados do Ceará e Piauí.

Vegetação nativa desprotegida com maior aptidão agrícola em milhões de hectares

Área de vegetação nativa desprotegida pelo Código Florestal de maior aptidão agrícola, com base no ano de 2016. A aptidão é calculada levando em consideração características de solo, relevo e clima de cada região. O índice varia de 0 (menor aptidão) a 1 (maior aptidão). Para calcular os déficits de APP, RL e estoques de vegetação nativa utilizou-se a divisão de biomas do IBGE, que não considera a existência do bioma Mata Atlântica nos estados do Ceará e Piauí.

Déficit de Área de Preservação Permanente em relação ao Código Florestal em milhões de hectares

Valores em hectares de áreas de Área de Preservação Permanente (APP) que não estão preservadas (áreas desmatadas) , com base no ano de 2016. Valores representam o passivo ambiental por estado do bioma. Para calcular os déficits de APP, RL e estoques de vegetação nativa utilizou-se a divisão de biomas do IBGE, que não considera a existência do bioma Mata Atlântica nos estados do Ceará e Piauí.

Déficit de Reserva Legal em relação ao Código Florestal em milhões de hectares

Valores em hectares de áreas de Reserva Legal (RL) que não estão preservadas (áreas desmatadas), com base no ano de 2016. Valores representam o passivo ambiental por estado do bioma. Para calcular os déficits de APP, RL e estoques de vegetação nativa utilizou-se a divisão de biomas do IBGE, que não considera a existência do bioma Mata Atlântica nos estados do Ceará e Piauí.

Desmatamento projetado acumulado até 2030 em áreas de maior aptidão agrícola desprotegidas pelo Código Florestal

A partir das taxas de desmatamento constantes, com base no ano de 2016, em terras públicas e privadas sobre os estoques de vegetação nativa legalmente desprotegida de maior aptidão agrícola, a simulação apresenta valores em hectares de desmatamento por estado do bioma. Para calcular o desmatamento projetado no bioma utilizou-se a base de dados da SOS Mata Atlântica que, diferente da base utilizada na modelagem do Código Florestal, identificando desmatamentos nos estados do Ceará e Piauí.

Desmatamento projetado acumulado até 2030 em áreas desprotegidas pelo Código Florestal, independente da aptidão agrícola

A partir das taxas de desmatamento atuais constantes, com base no ano de 2016, em terras públicas e privadas e sobre os estoques de vegetação nativa legalmente desprotegida, independentemente de sua aptidão agrícola, a simulação apresenta valores em hectares de desmatamento por estado do bioma. A simulação parte do pressuposto que o desmatamento ocorre inicialmente sobre áreas de maior aptidão agrícola e caso essas se esgotem antes de 2030, o desmatamento continua sobre áreas de menor aptidão agrícola. Para calcular o desmatamento projetado no bioma utilizou-se a base de dados da SOS Mata Atlântica que, diferente da base do Código Florestal, identifica o bioma nos estados do Ceará e Piauí.

A simulação de fim dos estoques não foi realizada para o bioma Mata Atlântica porque foi considerada a Lei 11.428 de 2016 que proíbe o desmatamento de vegetação nativa fora de APP e RL.


Clique aqui para fazer o download.

Apoio