sergio

Sergio Leitão (Diretor de Relacionamento com a Sociedade)
Advogado, é fundador e diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, onde trabalhou por 10 anos (2005/2015). Fundador e diretor executivo (2004/2005) do Instituto Socioambiental (ISA). Viveu em Nova Iorque por dois anos (2002/2003), época em que foi voluntário na Rainforest Foundation US. Foi assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori (2000/2001), durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Advogado do Núcleo de Direitos Indígenas (NDI), de 1990 até 1995, e assessor jurídico do Projeto Estudo sobre Terras Indígenas (Peti) do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/RJ (1989/1990). Iniciou sua carreira (1986/1989) como assessor para temas sociais da Arquidiocese de Fortaleza, quando trabalhou com o Cardeal Aloisio Lorscheider. Natural de Crateús (CE), é pai de duas filhas e hoje vive em São Paulo. 

 

ligia
Lígia Vasconcellos (Diretora Científica)
Doutora em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Lígia é especialista em avaliação de projetos sociais e políticas públicas, com ênfase em temas de educação e bem-estar social, com ampla experiência em avaliação de impacto e análise de dados socioeconômicos. Vasconcellos foi, ainda, gerente de Avaliação de Projetos do Itaú por 12 anos, respondendo pela avaliação de projetos sociais e políticas de sustentabilidade. Também apoiou a criação do Programa de Avaliação Econômica de Projetos Sociais no Itaú Social. A economista também atuou como consultora do Banco Mundial e GV Consult, e ministrou disciplinas na PUC-SP e UNIP.




Jaqueline Ferreira (Assessoria Institucional)
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora convidada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz em projetos de pesquisa sobre saúde em territórios da reforma agrária, participando da coordenação de cursos de saúde ambiental e técnico em meio ambiente para a população do campo na instituição. Como consultora da Gestão de Interesse Público Pesquisa e Consultoria (GIP), trabalha em projetos de fortalecimento de organizações da sociedade civil no campo da educação e no desenvolvimento sustentável. Dedica-se à abordagem sociológica de temas como políticas públicas, movimentos sociais, redes associativas, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, educação do campo e extensão rural.


Renata de Almeida Rodriguez (Gerente Administrativa-Financeira)
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, cursando pós-graduação em Gestão de Comunicação e Marketing pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Atua no terceiro setor desde 2012. Atuação estratégica em processos de auditoria na execução de projetos por entidades parceiras, coordenando as fases de levantamento, análise e verificações, obtendo melhoria dos processos em conformidade com as exigências dos financiadores, resultando em segurança com foco no risco de perdas de qualquer natureza, nos indicadores de desempenho operacionais e econômico-financeiros.


Maura Campanili (Assessoria de Comunicação)
Jornalista pela Fundação Cásper Líbero e geógrafa pela USP, atua há mais de 25 anos na área socioambiental, como repórter para veículos como Agência Estado e revista Terra da Gente, pela qual foi finalista quatro vezes do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Autora e editora de várias publicações, atua ainda nas áreas de coordenação de comunicação e redes sociais para organizações socioambientais e consultoria de comunicação e meio ambiente.