Texto

Energia

Notícias


Por Instituto Escolhas

04 outubro 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Estudo e plataforma de energia ajudam a entender matriz elétrica brasileira

Desenvolvidos pelo Instituto Escolhas, estudo e ferramenta digital permitem ver impactos econômicos, sociais e ambientais de zerar emissões do setor elétrico no Brasil

O Instituto Escolhas acaba de lançar o estudo Qual o impacto de zerar as emissões do setor elétrico no Brasil?, que mostra que a transição para um setor elétrico com zero emissões de carbono até 2050 tem um importante papel na redução de emissões de energia e praticamente não causaria impactos sobre o PIB e a renda familiar.

O estudo tem como objetivo verificar a relevância e o impacto para o Brasil implementar seu compromisso internacional de reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), considerando as metas do setor elétrico, que visam ao aumento da participação de fontes renováveis não hídricas – como biomassa, solar e eólica – para, no mínimo, 23% da matriz elétrica brasileira até 2030. O resultado mostra que a transição para um setor elétrico com zero emissões de carbono no país até 2050 teria um importante papel na redução de emissões do setor de energia e praticamente não causaria impactos sobre o PIB e a renda familiar, tanto em cenários de crescimento econômico otimistas quanto pessimistas.

Com a plataforma #Quantoé? Gerar Energia, qualquer pessoa pode simular, de forma fácil e lúdica, como o país pode investir para zerar as emissões da produção de eletricidade. O objetivo da plataforma é fazer a sociedade pensar sobre quais fontes de energia o Brasil deve investir par atender à demanda de eletricidade até 2025. Nela, o usuário pode fazer sua própria composição dentro de sete possibilidades de energia: hidrelétrica, solar, eólica, térmica a biomassa, térmica a gás natural, térmica a carvão e nuclear. E a ferramenta informa quanto seria o investimento necessário, quanto essa composição emitiria de gases de efeito estufa e qual seria o valor na sua conta de energia por megawatt-hora.

Acesse o estudo aqui e simule sua matriz energética em http://quantoeenergia.escolhas.org/

 

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas