Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

07 fevereiro 2018

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Brasileiro quer votar em governante que priorize transporte público

Reportagem da TV Cultura apresenta pesquisa iCS/Escolhas mostrando que 8 em cada 10 brasileiros votariam em candidatos com essa preocupação

O que você acha que os governantes deveriam priorizar? Reportagem do Jornal da Cultura 1ª Edição (TV Cultura, 2/2) destaca pesquisa encomendada pelo Instituto Escolhas e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), realizada pelo Ideia Big Data, mostrando que 8 em cada 10 brasileiros votariam em governantes que fizessem propostas para melhorar o transporte público.

Atualmente, porém, boa parte dos brasileiros prefere ter um automóvel a depender do transporte público. Em janeiro desse ano, as vendas de veículos novos aumentaram 23% em relação ao mesmo período no ano passado e 51% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar um carro nos próximos anos.

Para Sergio Leitão, diretor do Escolhas, o carro não é apenas um objeto de desejo, mas de necessidade, porque se as pessoas pudessem se deslocar com qualidade no transporte público, essa seria a primeira opção. Prova disso é que 93% dos entrevistados apoiam a criação de faixas exclusivas para ônibus, enquanto 57% declaram-se favoráveis a restrição do espaço destinado ao estacionamento de carros nos centros urbanos, sempre com o intuito de melhorar a qualidade do transporte público.

Em entrevista ao Jornal da Cultura, Leitão fala ainda que a ideia é fazer com que esses dados cheguem aos candidatos nas eleições e aos governantes que já ocupam cargos atualmente para que possam levar essas informações em consideração.

Veja a reportagem completa abaixo e acesse a pesquisa aqui.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas