Texto

Notícias


Por Instituto Escolhas

22 março 2017

2 min de leitura

Compartilhe: Compartilhe: Voltar

Concurso premia estudos de economia e mercado florestal

Premiação é resultado de parceria entre SFB e CNI

Foi realizada no último dia 21 a cerimônia de entrega do IV Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal, em Brasília. O evento é uma realização do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Com o objetivo de estimular a produção de estudos de economia e mercado florestal, promovendo o debate econômico sobre o uso produtivo e sustentável das florestas brasileiras, foram premiados três estudos nas categorias profissional e graduando, além de um prêmio como menção honrosa.

Entre os trabalhos premiados está o estudo Contas Econômicas Ambientais de Florestas-Ceaf: Uma proposta de trajetória metodológica e institucional para aplicação no Brasil, de autoria de José Antonio Sena do Nascimento e Geraldo Sandoval Góes, que apresenta a metodologia das Contas Econômicas Ambientais – Marco Central para as Floresta, trazendo bases de dados, pesquisas e estudos disponíveis no Brasil que podem servir como uma proposta de construção de uma plataforma institucional para a elaboração das Contas de 3 Florestas no Brasil.

A menção honrosa, com o estudo Custos e benefícios da implementação de um mercado de cotas de reserva ambiental (CRA) no Brasil, de Carlos Eduardo Frickmann Young e Marcio Alvarenga Junior, aborda questões relativas ao Novo Código Florestal Brasileiro, acerca do uso e proteção de vegetação nativa em propriedades privadas do país. O estudo Quanto o Brasil precisa investir para recuperar 12 milhões de hectares de floresta?, desenvolvido pelo Instituto Escolhas, foi citado no trabalho.

O concurso teve como tema a Economia e os Mercados Florestais, com subtemas como concessões florestais, sistema tributário, manejo comunitário e Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros

Confira os estudos na biblioteca do Instituto Escolhas clicando aqui.

Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

Assine o boletim do Escolhas

    Leia entrevistas exclusivas e saiba mais sobre estudos e publicações do Escolhas em nosso boletim mensal

    Assine o boletim do Escolhas